sábado, 29 de novembro de 2008

This is not a Love Song

Um elogio ao caos


Talvez seja uma impressão antiga, dessas que vão se clareando conforme os anos passam e a tal "maturidade" começa a aflorar, mas sempre tive a sensação de viver em meio a uma grande desordem.

Desordem de pensamentos, de atitudes, de morais que se chocam e códigos de ética divergentes. Desordem dos acontecimentos em tempo integral. E essa estranha mania de procurar motivos para tudo.

Se algo dá certo:"Graças a Deus". Se os objetivos não são alcançados: "Deus tem outros planos para você". Se sai tudo errado: "É provação divina".

E nessa história de responsabilizar Deus por tudo, a síndrome de Polyana vai se alastrando, a venda de livros de auto-ajuda se multiplicando e os discursos feministas perdendo completamente seu sentido.

E eu ainda tenho que ouvir por aí que tive sorte. Sorte por não deixar que meus problemas se sobreponham às minhas alegrias, sorte por ainda conseguir sorrir mesmo estando no olho do furacão, sorte por ter tesão no que eu faço.

Talvez o caminho seja exatamente o inverso. Tenho tesão em tudo que faço, porque não consigo fazer nada sem tesão. Não rende, não me empenho e tenho um tanto de perfeccionismo suficiente pra pensar em pular fora de qualquer coisa antes de queimar meu filme.

A sorte de cada um não é dosada na hora que você nasce, é construída pelo caminho. "O caminho se faz caminhando". Livre-arbítrio é poder escolher as companhias e os percursos.

Sorte é perceber, o quanto antes, que tudo que te acontece é resultado das suas próprias escolhas. Não escolher pode ser a mais drástica delas.

A vida é um emaranhado de acasos que insistimos em dizer que não existem, por pura covardia de legitimar o caos.




"Amou daquela vez como se fosse máquina
Beijou sua mulher como se fosse lógico
Ergueu no patamar quatro paredes flácidas
Sentou pra descansar como se fosse um pássaro
E flutuou no ar como se fosse um príncipe
E se acabou no chão feito um pacote bêbado
Morreu na contra-mão atrapalhando o sábado"
(Chico Buarque)

Nenhum comentário: