terça-feira, 4 de novembro de 2008

Notícias da Capital Imperial

"Aqui desembarcou a Família Real"


Paineiras, Largo da Batalha, Garganta, Santa Rosa, Centro, Barcas - "O transporte mais rápido e seguro para chegar ao outro lado da ponte" - Praça XV, Rua da Assembléia, Centro, Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Gávea, Rocinha, São Conrado, Barra da Tijuca. (E voltar isso tudo depois) R$16,00 no seu RioCard.

Passar na orla as dez da manhã e ver a praia cheia, enquanto você está de casaco pra aguentar o frio que faz dentro do ônibus com o ar condicionado mais potente do planeta, não tem preço.

Duas horas e meia de ida e duas horas e meia de volta. É o tempo que eu gasto todos os dias pra ir até o trabalho. Sem trânsito ruim ou acidentes. Ler, comer, dormir, trabalhar, ouvir música, assistir TV. Dá pra fazer de tudo no caminho.

Como diz a Srta. Peron, eu ando reclamando muito do trânsito. Não que eu seja alguém que anda por aí reclamando de tudo, e até escolho o lado do ônibus que dá para a praia, pra ir aproveitando a vista. Mas viver nesse caminho um mês seguido deve matar. Se não de sono, de cansaço. Conto as horas de descanso diários somando os minutos que tiro aquele ronco com a cabeça encostada na janela ou caída pra trás no encosto do banco.

Mas, mais uma vez, o povo andou com tudo no tempo certo. A vida virou 180° em duas semanas e os planos, que já estavam sendo arquivados pro próximo ano, deixaram de ser meras expectativas.

Vou aprendendo cada vez mais a arte da paciência e os segredos do Tempo. Essa sensação de meta alcançada, de encontros "casuais" em momentos cruciais, tem um quê de plenitude, de se sentir parte de uma mega energia que nos rodeia. E isso não tem preço.

Confiança, gratidão, paciênca, calma. Exercícios constates de racionalidade para uma pessoa tão impulsiva, ansiosa e agitada quanto eu. Mas um dia eu chego lá.

Dia nove tem parabéns. O reizinho está crescendo.

Tenho me sentido tão velha pra tão pouca idade. Affe.



"Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos
Tempo, tempo, tempo, tempo entro num acordo contigo
Tempo, tempo, tempo, tempo"
(Caetano Veloso)

Nenhum comentário: